Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rogério Athayde escreve sobre a ancestralidade dos povos brasileiros

No livro Oxalá é quem sabe, o autor faz uma homenagem às histórias que foram escritas depois de terem sido contadas e recontadas por muitas vezes

Conversa com o Autor

No AR em 21/07/2024 - 12:30

No Conversa com o Autor, Rogério Athayde trata de temas sensíveis e relacionados ao histórico cultural, étnico e religioso dos povos brasileiros. No livro Oxalá é quem sabe, o autor faz uma homenagem às histórias que foram escritas depois de terem sido contadas e recontadas por muitas vezes, só na comunicação oral, sendo passadas de geração para geração ainda sem escrita.

É a tradição oral iorubá, um povo da costa ocidental africana onde hoje fica a Nigéria. Os iorubás chegaram às Américas com a escravização dos povos africanos. Rogério tem o talento de escrever histórias e contar também, tanto que faz isso com muito brilho no programa Conversa com Autor em que fala também de outras obras suas em que destaca a importância do afeto em relação à busca desenfreada por riqueza como é o caso do conto “O filho querido de Olokun”, título da obra.

Neste livro um pescador de vida simples, mas ambicioso, encontrou o pai Olokun no fundo do mar. O pai lhe deu a riqueza, mas a ganância não o deixou perceber o verdadeiro tesouro que deixou para trás: a vida simples de amor com sua esposa e filha. Vale a pena ouvir esse programa que navega entre os ritos e mitos da ancestralidade e da arte.

 

Criado em 17/07/2024 - 18:41

Mais do programa