Olá gente amiga desse nosso programa que rumo ao 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, vai continuar apostando em "Inícios saudáveis, futuros esperançosos". Esse o lema escolhido para as comemorações da data neste ano de 2025.
Pra quem não sabe o objetivo maior dessa temática é a redução da mortalidade materna e neonatal.
Por muito tempo se pensou que o trabalho de parto e o nascimento fossem os momentos de maior risco para a mulher na gravidez. Mas novas pesquisas indicam que os riscos de mortalidade materna continuam existindo por cerca de um ano inteiro após o parto, o que reforça a necessidade de um acompanhamento prolongado no pós-parto não apenas do bebê, mas da mãe também.
Não por acaso a Organização Mundial da Saúde, (OMS), resolveu apostar na saúde pós-natal, na campanha desse ano. quem fala conosco sobre o assunto é nossa amiga ginecologista Livia Martins, que há décadas compartilha com a gente os cuidados necessários à saúde da mulher antes, durante e após o parto. Para ela esse momento exige atenção especial para evitar, entre outros problemas, hemorragias e infecções. Escute a entrevista no player acima.