Nesta segunda-feira (27), o Programa Nacional Jovem conversou com Joel Lima, Gerente Estadual do Núcleo de Controle da Dengue e Febre Amarela em Roraima, sobre a proliferação da Febre Chikungunya, um problema que está se tornando preocupante devido ao aumento dos casos na região norte.
Ouça outras edições do Nacional Jovem
Segundo Lima, os sintomas da doença são bem semelhantes aos da dengue, mas com carecteristicas distintas. O agente de saúde, ainda, esclarece que após ser picado pelo mosquisto os primeiros sintomas levam em média cincos dias para surgirem, e não há vacinas para o tratamento, apenas remédios para controlar a febre a as dores no corpo. Também alerta que os principais grupos vulneráveis à doença, são as crianças por ainda estarem formando sua defesa natural, e os idosos por terem a imunidade debilitada.
Quanto a prevenção, Joel ressalta, que a melhor forma de combater a doença, é adotar medidas simples, como eliminar todos os depositos que acumulem água por mais de sete dias, reduzindo, assim, as chances dos mosquistos se reproduzirem.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h pela Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.