O Nacional Jovem recebe uma convidada muito especial: Kailane da Silva Souza, uma jovem de apenas 19 anos que é seringueira e representa a força e a tradição das comunidades extrativistas da Amazônia. Kailane está em Brasília para participar da terceira edição do Encontro Multissetorial da Borracha Nativa da Amazônia, um evento que reúne mais de 90 seringueiros de estados como Amazonas, Acre, Pará e Rondônia.
Esse encontro é uma iniciativa de diversas organizações, como o Instituto de Manejo e Certificação Florestal (Imaflora), Origens Brasil, WWF-Brasil e o Memorial Chico Mendes, e busca promover discussões estratégicas sobre a cadeia da borracha, fortalecer as associações e definir ações que valorizem os modos de vida das populações tradicionais. Ao longo do evento, os participantes estarão debatendo sobre a formalização do Coletivo da Borracha e a importância do manejo sustentável da floresta, que além de gerar renda para as comunidades, é fundamental para a conservação da Amazônia.
No bate papo com a Nathália Mendes nos estúdio, Kailane conta mais sobre sua experiência como seringueira e a importância desse evento para o futuro das comunidades extrativistas.
Ouça no player acima.