Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova regra facilita retormada de veículos com financiamento em atraso

Lei 13.043 facilita a retomada do veículo por parte dos bancos em caso

Quem fez um financiamento de veículo deve ficar atento. A Lei 13.043 de 2014 muda as regras para retomada dos carros, motos e demais produtos automotivos financiados, em caso de inadimplência.

 

Em ao Revista Brasil, Ione Amorim, economista do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), indica a  facilidade com a comunicação ao consumidor inadimplente passa a ser válida. Ione Amorrim explicou que antes da aprovação desta a lei a instituição financeira tinha que registrar a correspondência em cartório de protesto para ingressar com pedido de busca e apreenção do veículo. “Isso levava um tempo maior, por volta de seis meses, e o consumidor ainda tinha a possibilidade de tentar renegociação” disse. Com a mudança, a notificação pode ser feita  por uma correspondência registrada, que pode ser assinada por qualquer pessoa que receber a comunicação no endereço indicado no financiamento, alertou a economista do Idec.

 

Ouça também: Conheça as novidades tecnológicas utilizadas no combate ao crime

 

De acordo com Ione Amorim, os órgãos de defesa do consumidor contestam a medida porque não necessariamente quem vai receber essa notificação é o consumidor que fez o financiamento do veículo. “Às vezes, ele pode nem tomar conhecimento da comunicação. A decisão pode ser encaminhada por meio de um juíz em condições de liminar no final de semana e em uma blitz o carro dele pode ser retomado”.

 

A economista do Idec alerta que essa rapidez com que o veículo pode ser retormado exige do consumidor uma cuidado maior. Para os que não estão em condições de pagar as parcelas, Ione Amorim sugere que o consumidor procure uma alternativa para pagar o financiamento ou até mesmo passar o veículo para outra pessoa que assuma a dívida.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista que o programa Revista Brasil fez com a economista do Idec - Instituto de Defesa do Consumidor, Ione Amorim.

 

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Criado em 21/01/2015 - 13:10 e atualizado em 21/01/2015 - 15:11

Mais do programa