Já aplicado na maioria dos postos de combustíveis do Brasil, a aumento no preço da gasolina ainda não é aplicado em Tabatinga, no Amazonas. Edilson Gurgel, afirma que só haverá reajuste quando o antigo estoque acabar.
Custando atualmente R$ 4,30, o valor do combustível é um dos mais caros do país e moradores da cidade acabam optando por abastecer em cidades do outro lado da fronteira. Adriano Martins, morador do município de Tabatinga, fala que com o aumento do preço do combustível prefere abastecer em Letícia, cidade vizinha colombiana, onde litro da gasolina sai por cerca de R$ 3. Evandro Alves, outro morador de Tabatinga, disse também que para economizar prefere comprar na cidade vizinha.
Ouça também: Blocos de Tabatinga decidem não participar do Carnaval este ano
Segundo Edilson Gurgel, além da distância, que contribui para o preço alto da gasolina, há gastos com impostos, frete, mão de obra, água e luz. “A balsa que traz gasolina para Tabatinga demora aproximadamente 20 dias”, disse o proprietário do posto de gasolina.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).