Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa identifica alto desperdício de alimentos em famílias de baixa renda

O hábito de comprar alimento em excesso e a conservação inapropriada

Um estudo da Embrapa, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, identificou que a preferência das famílias brasileiras pela abundância de comida aliada à aversão pelo consumo das sobras das refeições gera desperdício de alimento e impacta negativamente nas tentativas de economizar nos gastos com alimentação. A pesquisa mostra que o hábito de comprar alimento em excesso e a conservação inapropriada são geradores de desperdício de comida em populações de baixa renda.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o analista da Embrapa, doutorando pela FGV e pesquisador visitante da Universidade Cornell nos Estados Unidos, Gustavo Porpino, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília que medidas poderiam ser tomadas para diminuir o desperdício de alimentos no país.

 

Confira outras edições do Revista Brasil

 

Gustavo Porpino explicou que o desperdício de alimentos, mais evidente na classe média baixa, na qual se baseou a pesquisa, se deve às estratégias que as famílias traçam para economizar na compra dos alimentos. Ao comprar o arroz, por exemplo, elas preferem comprar um pacote de 5 quilos em vez de um de 1 ou 2 quilos, já que o preço relativo é mais em conta.

 

Em outras situações, segundo o analista, elas compram no atacado produtos como óleos, enlatados, massas e até açúcar, tudo em grande quantidade. Há casos em que estas famílias consideradas de baixa renda tendem fazer uma grande compra mensal no início do mês, quando recebem o salário, procurando sempre as promoções. De acordo com Porpino, isso se deve ao fato do temor que as famílias têm de faltar o alimento no decorrer do mês.

 

Ele contou que todos esses hábitos tendem a gerar mais desperdício de alimentos e a economia pretendida não é alcançada em muitos destas situações. Além disso, segundo Gustavo Porpino, o gosto pela fartura é muito forte nas famílias brasileiras de classe média, em geral.

 

“Esse traço cultural, gosto pela fartura é muito forte na família brasileira, de classe média. Um gosto em preparar o alimento em abundância, servir grandes porções à mesa e a preferência pelo alimento fresquinho. Isso termina gerando mais sobras de alimentos. Principalmente arroz e feijão, que forma a base da nossa alimentação”, explica Porpino.

 

Ouça a entrevista com mais detalhes no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 06/07/2015 - 12:24 e atualizado em 06/07/2015 - 08:41

Mais do programa