Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha envolve homens na prevenção da violência contra a mulher

Coordenador da Rede de Homens pela Equidade de Gênero e Coordenador do

O Natureza Viva deste domingo (6) conversou com o coordenador da Rede de Homens pela Equidade de Gênero e Coordenador do Instituto Papai, Sirley Vieira que explicou as estratégias e campanhas utilizadas nesse ano para a Campanha do Laço Branco no Brasil.

 

No dia 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá. Lepine ordenou que todos os homens se retirassem da sala, obrigando somente as mulheres a ficar. Com um grito: “você são todas feministas!?”, Marc Lepine assassinou as 14 mulheres, com tiros a queima roupa. Suicidando-se em seguida. Marc Lepine deixou uma carta explicando que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

 

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país. Um grupo de homens do Canadá se organizou, em um movimento que repudiava a violência contra as mulheres. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

 

Foi lançada assim, a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher.

 

O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, com muita informação e debates sobre sustentabilidade. A partir da Nacional da Amazônia abre espaço nas ondas sonoras das rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional do Alto Solimões e MEC AM Rio. Conheça um pouco mais sobre os biomas brasileiros nesta grande rede, todo domingo, às 8h (horário de Brasília), e no horário local da Nacional do Alto Solimões às 6h. A apresentação é de Mara Régia.



Mulheres pela Paz fazem do Laço Branco uma luta diária contra a violência

Laço branco: campanha engaja homens pelo fim da violência contra a mulher

Criado em 06/12/2015 - 11:07 e atualizado em 07/12/2015 - 08:23

Mais do programa