Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a homenagem a Carlos Gomes, no Música e Músicos do Brasil

O programa homenageia os 120 anos de morte e 180 de nascimento de um

Música e Músicos do Brasil desta terça-feira (20) faz uma homenagem aos 120 anos de morte e 180 de nascimento do principal nome da música brasileira do período romântico e um dos primeiros compositores de ópera de nosso país: Carlos Gomes.

 

Nascido em Campinas, em 11 de julho de 1836, Carlos Gomes iniciou os seus estudos musicais aos dez anos, sob a supervisão de seu pai, Manoel José Gomes. Carlos não teve uma infância muito simples: ele perdeu a mãe muito cedo e seu pai não dispunha de muitos recursos para cuidar dos filhos. Ainda criança, ele alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais. Com quinze anos de idade, o jovem e promissor Carlos Gomes já havia escrito diversas valsas, quadrilhas e polcas e, aos dezoito, compôs sua primeira missa, a Missa de São Sebastião, dedicada a seu pai.

 

O primeiro grande trabalho de Carlos Gomes foi a ópera “Noite no Castelo”. Baseada na obra de Antônio Feliciano de Castilho, esta ópera de 1861 conquistou tanto o público como a família real, o que lhe rendeu uma condecoração da Imperial Ordem da Rosa. Pouco tempo depois, ele recebe um dos prêmios mais importantes da sua vida: uma bolsa para, finalmente, seguir seus estudos na Europa. A partir daí, Gomes passa a ter prestígio internacional e compõe grandes óperas como: O Guarani, Maria Tudor e Fosca.

 

Não perca! Música e Músicos do Brasil. Terça, às 22h, na MEC FM.



Criado em 17/09/2016 - 16:07 e atualizado em 21/09/2016 - 18:23

Mais do programa