Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a base da USP na Amazônia

Instituto de Ciências Biomédicas realiza pesquisas e atendimentos desde 2001. Tarde Nacional conversou com o coordenador da unidade, Dr. Luís Marcelo Aranha

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 11/08/2017 - 15:50

O Tarde Nacional desta sexta-feira (11) falou com o médico infectologista e coordenador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB5), Luís Marcelo Aranha Camargo. O ICB5 é a única unidade da Universidade de São Paulo (USP) fora do estado: fica em Monte Negro, Rondônia.

Ouça a entrevista completa:

Segundo o professor, tudo começou com sua ida à região para estudar a malária, em 1990. Passados três anos e outro período de estudos no exterior, ele resolveu voltar a Rondônia de forma permanente. “Eu achei que eu podia ajudar mais, ser mais útil aqui do que no meu estado”.

Camargo conta que, atualmente, o Instituto realiza pesquisas nas áreas de doenças infecciosas e envelhecimento; recebe alunos de todo o Brasil para estágio; promove extensões universitárias e presta assistência médica à população (cerca de 200 pacientes por semana). Os profissionais e estudantes fazem, ainda, atendimentos de saúde a populações ribeirinhas em convênio com as prefeituras municipais.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 11/08/2017 - 15:59

Mais do programa