Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médico defende saneamento ambiental para o combate de doenças

Bernardino Alves Souto atribui a proliferação de doenças como a Febre Amarela à falta de condições estruturais de saneamento nas cidades

Revista Brasil

No AR em 14/02/2018 - 14:29

O professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto, conversou com o Revista Brasil sobre a importância do saneamento ambiental para evitar a proliferação de doenças.

 

Saída de esgoto despeja resíduos em rio

Ouça a entrevista completa no player.

Em situações como a da proliferação do vírus da Febre Amarela, ele ressalta que a vacina “é de excelente qualidade e bastante segura”. A epidemia, contudo, também deve ser encarada como o resultado  de um desequilíbrio ecológico importante determinado, em parte, pela ausência de uma política de saneamento adequada.

"O nosso sistema de coleta e destinação de lixo e de drenagem de águas urbanas é extremamente atrasado, obsoleto", afirma. "Então nós temos que fazer investimentos estruturais nessas questões para que a gente possa realmente combater com eficácia essas doenças, porque, de outro modo, a tendência do cenário epidemiológico é piorar."

Para ele, as ações para o combate de doenças devem sair da lógica da mera organização de campanhas nos momentos de surto para uma ação efetiva e contínua em prol da melhoria dessas condições. 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também, de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 14/02/2018 - 14:34

Mais do programa