O Brasil Rural faz um questionamento: será que o plantio de determinadas espécies também poderia levar a escassez de água? Um estudo em Minas Gerais tem alertado para os danos possíveis da monocultura de eucalipto.
Sobre este assunto, o programa conversa com o autor da tese sobre a desertificação na região e técnico da Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) do Norte de Minas, Walter Viana, que afirma que as pesquisas no norte de MG têm demonstrado que o eucalipto consome 300 litros de água por metro quadrado a mais do que a vegetação nativa na região.
"O eucalipto consome de 800 milímetros a mil milímetros. Então toda água que chove ele consome ela. Esta água não está infiltrando e todos os rios e poços irão secar. A região chove pouco e o consumo de água já é elevado, aí o impacto pode ser significativo. O eucalipto está consumindo mais que o cerrado", ele explica.
Quer saber qual a solução encontrada? Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Walter ressalta que o problema não é o eucalipto, mas sim o uso ilimitado dessa plantação, principalmente em região com menos chuva.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.