A advogada especialista em Direito do Consumidor, Cátia Vita, conversou com o Revista Brasil sobre os cuidados dos turistas ao alugarem quartos em hotéis ou pousadas. Muita gente prefere escolher na internet a hospedagem, mas se deparam com uma realidade diferente quando chegam ao local.
Ela recomenda pesquisar na internet sobre o local, ler comentários de hóspedes anteriores, guardar todas as ofertas que despertaram o interesse e, se for o caso, ir ao Procon ou entrar na Justiça para recuperar os prejuízos. Para o consumidor se proteger, a advogada enfatiza a importância de guardar fotos do site e também das que retratam a realidade do imóvel, além de e-mails com perguntas sobre a área e as condições de hospedagem.
"O consumidor tem direito de pedir uma acomodação no nível que ele contratou", pontua. "Se ele negar pode enviar um email registrando a reclamação e entrar na justiça para requerer o seu prejuízo, tanto material quanto moral, porque acabou com o final de semana."
Ela destaca que a regra é sempre pesquisar. "Importante informar tanto o site quanto o intermediador são responsáveis e caso tenha esse tipo de problema tanto judicial quanto administrativo", afirma. "Hoje com a internet as pessoas divulgam mesmo a má prestação de serviços."
Ouça a entrevista completa:
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