Domingo (14) é celebrado o Dia Mundial do Café. Para falar sobre a cafeicultura brasileira e mundial, o Brasil Rural desta sexta-feira (12) entrevistou Lucas Tadeu Ferreira, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Ele declarou que o Brasil lidera a produção mundial de café. O maior estado produtor brasileiro é Minas Gerais.
O café ocupa 0,86% da área cultivada com a agricultura, em torno de dois milhões de hectares. Lucas afirmou que há possibilidade de expansão não apenas em área como em produtividade.
Sobre o café gourmet, ele explicou que o consumo de um café mais requintado cresce a cada dia, já que os consumidores de Brasil, Europa, EUA e Ásia estão mais exigentes.
"[O café gourmet] é um café de altíssima qualidade. É aquele que em uma escala de 0 a 100 de classificação, ele obtém acima de 80 pontos, então tem muito atributo positivo e uma excelente qualidade", afirmou.
No cenário mundial, até 2030, o consumo deve chegar a 200 milhões de saca de café.
"O Brasil é o maior produtor, maior exportador e o 2º maior consumidor", acrescentou.
O consumo do Brasil está estimado em 21 milhões de saca por ano, perdendo apenas para os EUA com 23 milhões. As projeções indicam que o Brasil deve alcançar o 1º lugar em breve, de acordo com Lucas Tadeu.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.