Nesta quarta-feira (21), o Brasil Rural entrevistou Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, pesquisadora da Unidade Laboratorial de Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca , da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ela falou sobre a criação de um biscoito feito com carne mecanicamente separada (CMS) de pescados subutilizados.
Segundo ela, a CMS é uma alternativa tecnológica de aproveitamento de carne do pescado. Após o peixe ser filetado, ainda sobra uma carcaça com bastante carne, e é aí que entra um equipamento chamado de despolpadeira.
"Com a utilização dessa tecnologia, nós aproveitamos uma parcela de carne de ótima qualidade que não estaria sendo aproveitada para a alimentação humana. E, com a condução adequada de um processo industrial, essa parcela de carne passa a ser aproveitada e nós agregamos valor", afirmou.
Utilizando a técnica, uma nova gama de produtos pode ser elaborada após a retirada dos filés, dentre eles o biscoito desenvolvido pela Unidade Laboratorial em que Cristiane trabalha. De acordo com ela, apesar de parecer estranho, o produto é muito conhecido nos países da Ásia, chamado de keropok.
O projeto de pesquisa que desenvolveu o biscoito de peixe já ganhou dois prêmios: um de segurança alimentar e outro de inovação aquícola.
Ouça entrevista no player abaixo:
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia