Para quem está no grupo de risco, os cuidados com a saúde e os hábitos de higiene em tempos de coronavírus devem ser redobrados.
Emanuelle Pereira sabe bem disso. Ela faz quimioterapia no Hospital de Base, em Brasília. O que a obriga sair de casa para o tratamento, duas vezes por mês.
Emanuelle, que tem 39 anos, conta como tem sido rigorosa a nova rotina, principalmente ao retornar das sessões.
O médico oncologista e chefe de oncologia clínica do Hospital de Base do DF, Allan Pereira, explica que os pacientes com câncer são mais vulneráveis durante a pandemia e considerados no grupo de risco.
Allan Pereira reforça que os pacientes em quimioterapia, ou radioterapia, devem seguir as mesmas recomendações de higiene que o resto da população, como usar sempre máscara e manter o distanciamento social. O oncologista alerta ainda os pacientes a não abandonarem o tratamento contra o câncer.
O especialista lembra que quem está em tratamento oncológico precisa evitar contato com pessoas gripadas e ambientes fechados. E isso vale também pra quem mora com esses pacientes.
Ouça o Repórter Nacional das 7h desta segunda-feira (11):
Mais destaques dessa edição:
- Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, Enem abre hoje (11) as inscrições para o processo deste ano
- Ministro do STF libera vídeo de reunião ministerial para Sérgio Moro, PGR e Polícia Federal
- Hospital de Campanha, no Rio de Janeiro, recebe, a partir desta segunda-feira (11), pacientes infectados pela Covid-19
- Começa mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.