Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Theatro Municipal do Rio se reinventa para comemorar 111 anos on-line

Um dos mais importantes espaços de cultura também teve que se adaptar aos novos tempos, impostos pela pandemia de novo coronavírus

Repórter Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 13/07/2020 - 12:25

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora, nesta terça-feira (14) 111 anos. A data, que sempre foi uma oportunidade para a população conhecer a Casa histórica e conferir espetáculos gratuitamente, desta vez, por causa da pandemia,  terá uma comemoração virtual, incluindo apresentações, lives, exposições e atividades educativas.

A festa também é comemorada com depoimentos em vídeos, que já começaram a ser disponibilizados na internet, sobre a importância do Theatro Municipal e a cultura do país . Ao todo, 111 participações de artistas e funcionários da Casa serão publicados até o final do mês. Nora Esteves, primeira bailarina, comenta como fará falta o contato com o público neste ano,

A programação, nesta terça, terá lives às 11, 15 e 18 horas, pelas redes sociais do Theatro, para discutir os caminhos da cultura no pós-pandemia e o papel do Theatro Municipal. Uma releitura do espetáculo Lago dos Cisnes, chamada à Margem, com seis episódios, também estará disponível ao longo do dia. O público poderá, ainda, conferir uma edição especial com gravações de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Municipal, em 1910.

E, mesmo nesses novos tempos impostos pelo coronavírus,  o parabéns está juntando muita gente. O cantor Gilberto Gil é um dos que aplaudem os 111 anos do Theatro Municipal. Também a atriz Glória Pires destaca o legado da Casa e deseja vida longa ao teatro.

Leila Lopes, que é camareira no Municipal há 30 anos, promete comemoração em dobro no ano que vem.

A celebração pelos 111 anos do teatro ícone do Rio também está realizando um concurso de fotografias, que convida à população a compartilhar, nas redes sociais, uma lembrança do teatro, que tenha sido tirada em alguma visita, ou espetáculo, com a hashtag #111anostheatromunicipal. As melhores fotos serão expostas nas redes da Casa e concorrerão a prêmios.

Outra iniciativa, do Centro de Documentação do Theatro Municipal, vai disponibilizar nesta semana a exposição sobre Antônio Francisco Braga, o primeiro maestro da Orquestra Sinfônica, com vídeos e fotos.  A programação inclui ainda um Quiz educativo para crianças, com perguntas sobre importantes nomes da nossa cultura.

* Com a colaboração de Alana Gandra da Agência Brasil

Criado em 13/07/2020 - 12:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa