Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Empreendedores de 16 favelas do Rio têm consultorias on-line gratuitas

Entre 31 de março e 1º de agosto, foram registrados mais de 593 mil MEIs e 85 mil micro e pequenas empresas

Repórter Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 20/08/2020 - 12:03

Com a crise causada pela pandemia houve um aumento da pobreza e do desemprego, levando muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social a ver o empreendedorismo como única opção para sobrevivência.  

De acordo com dados do Ministério da Economia, entre 31 de março e 1º de agosto, foram registrados mais de 593 mil microempreendedores individuais (MEIs) e 85 mil micro e pequenas empresas em todo país.

Desta forma, o Sebrae Rio mantém a busca por soluções que possam apoiar os pequenos negócios fluminenses para que consigam superar a crise. Este mês, a instituição iniciou um programa de consultorias on-line para empreendedores de 16 favelas da região metropolitana do Rio, entre elas, Rocinha, Cidade de Deus, Rio das Pedras, Maré, Alemão, Chatuba, Mangueira e Terreirão. O analista do Sebrae Rio, Guilherme Allan dos Santos, fala do suporte que a instituição dá para esses empreendedores.

As consultorias serão on-line, utilizando, principalmente, o Whatsapp, para transmitir informações sobre empreendedorismo e habilidades de gestão. A expectativa da instituição é atender cerca de 3.200 empreendedores até dezembro.  A moradora de Rio das Pedras, na zona oeste carioca, Lúcia Lima, mudou o ramo de negócio e passou a vender trufas, por meio das redes sociais. Com um salto financeiro de R$ 2 mil em 45 dias, ela conta como a ajuda do Sebrae foi decisiva para ela.

A principal dificuldade desses empreendedores tem sido a transição para o on-line. Marketing digital e meios de pagamento digitais, inclusive crédito e empréstimo, estão entre os temas mais procurados para as consultorias.

Ainda neste semestre, a instituição irá lançar uma série de talks para o público de favelas, além de um edital que irá selecionar 100 negócios localizados em comunidades para participar de um programa de aceleração totalmente gratuita.

Da Rádio Nacional, Tatiana Alves.

Criado em 20/08/2020 - 12:03

Mais do programa