Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador reúne textos de Machado de Assis contra o racismo e escravidão

Eduardo de Assis Duarte fala sobre "Machado de Assis afro-descendente: escritos de caramujo"

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 21/07/2020 - 13:45

O professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMGEduardo de Assis Duarte, reuniu no livro "Machado de Assis afro-descendente: escritos de caramujo" (editora Malê) textos do escritor que tratam de racismo e escravidão. A obra traz poemas, contos, crônicas e textos de romances que mostram como Machado usou sua produção literária para atacar o racismo estrutural na sociedade brasileira.

Em entrevista ao Arte Clube, Eduardo dá mais detalhes sobre esses textos e comenta as tentativas de "embranquecer" a figura de Machado de Assis ao longo do tempo.

 

"É uma questão de racismo estrutural. Nenhum país consegue passar por mais de 300 anos de escravidão impunemente", afirmou.

 

Ouça no player abaixo:


Ele falou ainda sobre a nova onda de reconhecimento internacional da obra machadiana, a partir de uma tradução mais recente de "Memórias Póstumas de Brás Cubas". O livro também conta com ensaios do pesquisador e outros textos sobre o tema. 

Eduardo explicou que o livro nasceu junto a uma pesquisa feita a partir da UFMG, sobre a literatura de autoria negra no Brasil.

 

"A verdade histórica tem que prevalecer sobre o preconceito", concluiu.

 

Criado em 21/07/2020 - 13:54

Mais do programa