Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Dia Mundial das Zoonoses é lembrado em julho

Celebrado em 6 de julho, a data foi criada para conscientizar acerca dos cuidados com essas doenças

Nossos Bichos

No AR em 30/07/2021 - 17:38

O Dia Mundial das Zoonoses propõe a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados com as doenças que podem ser transmitidas pelos animais de estimação O médico veterinário Rogério Fonseca, especialista em cirurgia animal, explica detalhes sobre as principais zoonozes que podem afetar humanos e animais em entrevista ao programa Nossos Bichos.

Ele destaca que a data, lembrada todo dia 6 de julho, faz referência ao dia em que o cientista francês Louis Pasteur aplicou com sucesso a primeira vacina contra a raiva, uma das mais conhecidas zoonoses. "Essa é uma zoonose que a gente não pode de jeito nenhum esquecer de falar, é uma doença gravíssima, e pode ser transmitida para as pessoas através da mordida de morcegos, de cães infectados ou até mesmo de gatos." Ele explica que o vírus é transmitido pela saliva dos animais. "E o morcego também, em áreas rurais, pode morder o gado e transmitir a raiva para os bovinos em geral."

Outra doença preocupante, cita o veterinário, é a Leishmaniose. "Hoje o Brasil é endêmico para essa doença, transmitida através da picada do mosquito conhecido como mosquito palha", explica. "Esse mosquito é o transmissor do protozoário que faz com que a doença se desenvolva, chamado de leishmania."

Essa doença, detalha, pode se manifestar de diversas formas no cão, em animais de companhia, sob a forma cutânea, sob a forma visceral. "Muitos animais estão assintomáticos, cronicamente doentes, mas não mostram os sintomas." Ainda assim, alerta, são reservatórios para que os mosquitos possam picar esses animais e em seguida picar os seres humanos transmitindo a doença.

Ouça a entrevista completa:

 

Criado em 30/07/2021 - 17:51 - Episódio Saúde animal

Mais do programa