Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fadiga do bigode: saiba como proteger o seu gato

Felinos desenvolvem distúrbio quando os bigodes roçam as laterais de comedouros pouco adequados para eles

Nossos Bichos

No AR em 03/04/2022 - 12:10

Fadiga do bigode: você sabe o que é isso? O distúrbio que pode ocorrer em gatos pode causar desnutrição, desidratação e até graves problemas gastrointestinais quando o dono não toma os devidos cuidados. 

Mari Castro é estudiosa do reino dos bichanos e explica mais esse assunto.

"Os gatos são os animais que têm os bigodes como órgão mais importante e sensorial do corpo. Sabe aquela história que o gato consegue passar em qualquer cantinho, em qualquer frestinha? Eles usam o bigode para isso, entre outras tantas coisas. E aí vai uma curiosidade: os bigodes são um pouquinho mais largos que a largura do corpo do gato. Então, quando o gato é mais gordinho, os bigodes são maiores. Quando é magrinho, os bigodes são menores", destaca ela. 

Segundo ela, a fadiga do bigode está relacionada a comedouros muito fundos e com bordas estreitas, nos quais os gatos são obrigados a roçar os bigodes constantemente gerando estresse que podem levá-los a diminuir a ingestão de comida e de água, por exemplo. 

Outro ponto interessante sobre os bigodes é que eles funcionam como um radar para os gatos, além de sentir o ambiente, movimentos e até como o felino caça. 

E aquela raça que nasce sem o bigode? Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 04/04/2022 - 19:12 - Episódio querido amigo

Mais do programa