O Que Há de Novo desta sexta (26) abre espaço para Ernest Bloch e Erich Wolfgang Korngold, compositores judeus que tiveram de emigrar para os Estados Unidos nos anos 1930, fugindo do nazismo.
Como fala João Marcos Coelho, "Bloch nasceu em Genebra, na Suíça, em 1880. Korngold nasceu em 1897 na Morávia, mas menino já morava em Viena, onde o pai foi o principal crítico do maior jornal da cidade e o promoveu como um novo Wolfgang [Mozart], um novo menino-prodígio. Bloch fez uma carreira linear. Terminou-a em 1959 nos Estados Unidos onde foi professor na Universidade da California em Berkeley por doze anos, até se aposentar em 1952. Já Korngold, foi de menino-prodígio admirado - até por Gustav Mahler em 1910 - a rei das trilhas sonoras dos filmes da época de ouro de Hollywood. Terminou seus dias angustiado porque, de volta a Viena, teve sua música rechaçada como retrógrada."
No repertório, a "Sonata n° 1", de Ernest Bloch, quatro partes da música de cena para "Much Ado About Nothing", de Korngold, e "Moderato - primeiro movimento da Sonata n° 2", de Erich Wolfgang Korngold. Os intérpretes são Bruno Monteiro, ao violino, João Paulo Santos, ao piano, e Lara Downes, também ao piano. As obras estão nos CDs "20th-Century Expressions" e “Exiles café”, de Lara Downes.
O Que Há de Novo é transmitido toda sexta-feira (12), às 21h, na Rádio MEC FM Rio, com reprise aos domingos, à meia-noite.