O Que Há de Novo desta sexta-feira (18) traz o último programa, de uma série com quatro, dedicado às obras do músico checo Bohuslav Martinu, que compôs várias sinfonias, óperas, balés e inúmeras obras orquestrais e camerísticas. Viveu entre os anos 1890 e 1959, morou em Paris por 17 anos, a partir de 1923, e depois na Suíça, onde morreu.
Esses quatro programas fizeram uma viagem por sua obra e trouxeram canções folclóricas, música para piano e produção camerística e orquestral.
Nesta edição, duas obras compostas no início da Segunda Guerra Mundial e regidas por Charles Mackerras.
A“Sinfonietta Giocosa”, com Dennins Henning e a Orquestra de Câmara Australiana, que tem a forma de um concerto para piano e orquestra, em quatro movimentos e representa a alegria de Martinu ao saber que havia recebido permissão para ir aos Estados Unidos após os nazistas invadirem a França. E o “Concerto Duplo para Piano, Tímpanos e Duas Orquestras de Cordas”, que representa sentimentos e sofrimentos daqueles que, longe de sua pátria, viam se aproximar a catástrofe, a invasão dos nazistas, com Josef Ruzica ao piano, Jan Bouse nos tímpanos e as cordas da Orquestra Sinfônica de Praga.
Ouça a MEC FM ao vivo no player abaixo:
O Que Há de Novo é transmitido toda sexta-feira, às 21h, na Rádio MEC FM Rio.