O Que Há de Novo desta sexta-feira (22) apresenta um programa especial com músicas escolhidas pelo genial físico inglês Stephen Hawking, morto aos 76 anos, em 14 de março passado. Em 2006 Hawking foi convidado a escolher três de suas músicas preferidas, para serem interpretadas no Festival de Música de Cambridge, que tinha como tema “Mozart, Música e Matemática”.
A primeira foi a “Sinfonia dos Salmos”, de Igor Stravinsky (1882-1971) : “Descobri a música clássica aos 15 anos”, diz Hawking, “Foi meu primeiro LP de 10 polegadas, me apaixonei pelo terceiro movimento, Laudate Dominum.” A interpretação é da Orquestra de Chicago, regida por Georg Solti.
Sua segunda escolha foi “Gloria” do compositor francês Francis Poulenc (1899-1963). Ele a ouviu em Aspen, no Colorado, nos Estados Unidos, durante um Festival de Música em 1995: “Eu trabalhava no Centro de Física e de lá ouvia esta música sendo ensaiada e depois tocada. É uma das raras peças que considero grande música”. Interpretada pela soprano Barbara Hendricks, coros da Rádio France e a Orquestra Nacional da França, regida por Georges Prêtre.
E por último o “Concerto nº 1 para violino e orquestra”, do polonês Henri Wieniawski (1835-1880). “Adoro este concerto, principalmente, por causa do assombroso tema do primeiro movimento”. O concerto nº. 1 foi composto em 1953, e o tema a que o físico inglês se refere é o segundo que evoca uma ária de ópera, no Allegro moderato inicial. Interpretado pela orquestra de Saint-Louis e regida por Leonard Slatkin.
Clique no player abaixo para ouvir a MEC FM:
O Que Há de Novo é transmitido toda sexta-feira, às 21h, e domingos às 12 horas, na Rádio MEC FM Rio.