O Que Há de Novo desta sexta (14) apresenta o álbum "Concertos Cariocas", gravado pela Orquestra Sinfônica de Campinas, dirigida pelo regente titular do conjunto Victor Hugo Toro. O CD é uma homenagem às obras de Radamés GnattaliI e traz uma estreia mundial do terceiro concerto carioca do compositor.
Radamés sempre trafegou com imensa tranquilidade e formidável talento pela música de concerto e pela música popular. Os três "Concertos cariocas" foram compostos entre 1950 e 1971. O primeiro, por exemplo, foi escrito para Laurindo de Almeida, violonista brasileiro radicado nos Estados Unidos por meio século, entre 1944 e 1995, data de sua morte aos 78 anos, em Los Angeles.
Já o segundo foi dedicado ao Tamba Trio, um dos grupos instrumentais mais refinados da bossa nova, liderado pelo pianista Luiz Eça. Radamés escreveu o concerto a pedido de Hélcio Milito, baterista do trio, em 1964.
E o terceiro foi composto no início dos anos 70. E é dedicado a seu próprio grupo, que Radamés formou desde os tempos da Rádio Nacional, nos anos 50. Variando entre quinteto e sexteto, incluía o baterista Luciano Perrone, o guitarrista Zé Menezes, o contrabaixista Pedro Vidal e o acordeonista Chiquinho. Às vezes, Aída Gnattali pilotava o piano.
Neste concerto há vários trechos em aberto, ou seja, nos quais o músico improvisa segundo o momento. A obra ficou inédita até julho de 2014, quando a Orquestra Sinfônica de Campinas o apresentou em concerto. E agora promove a primeira gravação mundial neste novo trabalho.
O Que Há de Novo é transmitido toda sexta, às 22h, na Rádio MEC FM Rio.