Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Elektra, de Richard Strauss, é o destaque do Ópera Completa

No elenco, os solistas: Jane Henschel, Richard Margison, Julian Tovey e Deborah Polaski. Regência de Lorin Maazel.

Ópera Completa

No AR em 16/06/2019 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (16) faz uma homenagem aos 155 anos de nascimento de Richard Strauss, celebrados no dia 11 de junho, e apresenta uma de suas óperas mais famosas: Elektra.

Richard Strauss é considerado um dos mais importantes compositores alemães de ópera (talvez o maior depois de Richard Wagner). Suas óperas apresentam características bem particulares, como o uso do atonalismo ou de melodias tonais combinadas com elementos contemporâneos, além de, na maioria dos casos, ressaltar uma heroína de personalidade marcante. É o caso de uma de suas óperas mais conhecidas, "Elektra".

Assim como boa parte das óperas de Richard Strauss, "Elektra" foi composta em parceria com o escritor e dramaturgo austríaco Hugo von Hofmannsthal. Sua estreia mundial foi em Dresden, no dia 25 de janeiro de 1909 e, no Brasil, foi apresentada pela primeira vez em setembro de 1923, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nesta ópera escrita em um único ato, Strauss inovou e surpreendeu o público com uma música extremamente moderna e complexa, além da formação orquestral fora do padrão usual e partes vocais de grande dificuldade técnica.

Esta ópera sera apresentada pelos solistas Deborah Polaski, Jane Henschel, Anne Schwanewilms e  Richard Margison, acompanhados pela Orquestra Filarmônica de Nova Iorque, sob a regência de Lorin Maazel. 

O Ópera Completa vai ao ar no domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 13/06/2019 - 20:29 - Episódio Ópera Completa 16-06-19

Mais do programa