Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o Festival Amazonas de Ópera, temporada 2019, no Ópera Completa

Programa traz a ópera Ernani, de Verdi, que abriu a 22ª edição do festival

Ópera Completa

No AR em 10/11/2019 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (10), e das próximas semanas, apresenta a mais nova parceria com o Festival Amazonas de Ópera, que em 2019 esteve em sua 22ª edição. No programa, o destaque para a ópera que abriu a temporada: “Ernani”, de Giuseppe Verdi

Ouça a MEC FM:

Criado em 1997, o Festival Amazonas de Ópera (também conhecido como FAO) é, talvez, o principal evento cultural do Estado e o mais importante festival de ópera do país. Aliás, até 2001, ele era o único do gênero em toda a América Latina. Ao longo das 22 edições, o “Fao” já realizou mais de 70 produções operísticas, como a estreia nacional de “Lulu”, de Alban Berg e “Magdalena”, de Heitor Villa-Lobos.

Com uma programação bastante diversificada, a 22ª edição do Festival Amazonas de Ópera, que ocorreu em abril e maio deste ano, trouxe óperas de Verdi, Gaetano Donizetti e Puccini, além de diversos projetos, como o “Ópera Mirim” e o “Laboratório de Ópera Barroca”. O Festival também homenageou o compositor amazonense Claudio Santoro, celebrando o seu centenário de nascimento com alguns concertos e a apresentação de sua ópera “Alma”. Com a direção artística de Luiz Fernando Malheiro, o festival contou com a participação de importantes grupos da região, como o Coral, a Orquestra de Câmara e a Orquestra Experimental do Amazonas, além de um elenco com artistas locais, nacionais e internacionais, como o carioca de carreira internacional Luiz Ottavio Faria, o paulista Rodolfo Giugliani e a mexicana Maria Katzarava. 

O programa traz uma versão em concerto da ópera “Ernani”, de Giuseppe Verdi, que abriu a programação do Festival Amazonas de Ópera. Constituída por quatro atos, essa ópera foi escrita em 1844 e teve sua estreia mundial em 9 de março do mesmo ano, no Teatro La Fenice, em Veneza. O libreto de Francesco Maria Piave se baseou na obra homônima de Victor Hugo. A história se passa na Espanha do início do século XVI.

Confira mais no Ópera Completa. Domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 08/11/2019 - 15:56

Mais do programa