Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“A Compadecida”, de José Siqueira, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

O programa traz um importante e histórico registro fonográfico desta ópera com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ópera Completa

No AR em 01/05/2021 - 17:25

O programa Ópera Completa deste domingo (2) faz uma homenagem aos 90 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com uma importante gravação da estreia da ópera “A Compadecida”, de José Siqueira. 

Composta por três atos, a ópera cômica “A Compadecida”, de José Siqueira, é baseada na peça teatral “O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. A obra, de caráter leve e divertido, e com diversos diálogos inteligentes, foi classificada pelo compositor como uma “comédia musical” e une elementos da ópera clássica e da música nordestina brasileira. A ópera também traz algumas características do singspiel (com partes faladas por atores, em vez de cantadas) e do leitmotiv (ou motivo condutor) à maneira de Wagner, em que os personagens recebem uma melodia própria.

“A Compadecida”, de Siqueira, foi escrita em 1960 e apresentada pela primeira vez em 11 de maio de 1961, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O único registro fonográfico da ópera é justamente o do dia da sua estreia, que será apresentado no programa. Apesar de ser uma gravação antiga, com algumas falhas técnicas, é inegável a importância desta relíquia histórica gravada pela Rádio MEC em parceria com o Theatro Municipal. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Tags:  OSTM90anos

Criado em 02/05/2021 - 15:00

Mais do programa