Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Colombo", de Carlos Gomes, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

O programa faz uma homenagem aos 185 anos de nascimento de Carlos Gomes

Ópera Completa

No AR em 10/07/2021 - 18:43

O programa Ópera Completa deste domingo (11), em comemoração aos 185 anos de Carlos Gomes, apresenta “Colombo”, último drama lírico deste importante compositor brasileiro do período romântico. O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Nascido em Campinas, em 11 de julho de 1836, Carlos Gomes foi autor de obras de diferentes estilos, como modinhas, valsas, quadrilhas, polcas e missas. Porém, foi nas óperas que ele ganhou destaque no mundo inteiro. Carlos Gomes é considerado o mais importante compositor brasileiro de ópera, sendo o primeiro a ter suas obras apresentadas no famoso Teatro alla Scala, em Milão (Itália).

A obra em quatro atos, “Colombo” foi a última grande peça lírica escrita por Carlos Gomes e libreto atribuído ao escritor e político Aníbal Falcão, que atendia pelo pseudônimo Albino Falanca. Segundo outras pesquisas, outro grande possível autor do libreto seria Angelo Zanardini, que já havia trabalhado com Carlos Gomes anteriormente. 

Ao compor esta obra, Carlos Gomes pretendia inscrevê-la para um concurso em que comemorava o quarto centenário da grande viagem de Colombo. Para se enquadrar nas normas da competição, ele precisou reclassificar a obra como um Poema Vocal-Sinfônico, ou poema lírico. No final, Carlos Gomes acabou desistindo de participar do concurso e a estreia de sua ópera “Colombo” ocorreu em 12 de outubro de 1892, no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, sendo recebida pelo público com certa frieza. 

A obra só foi montada novamente em 1936 por Villa-Lobos, que a encenou no formato tradicional de Ópera, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A partir daí, “Colombo” passou a ser apresentada normalmente como ópera e, hoje em dia, conta com um número significativo de montagens. Em 1998, a obra teve um importante registro feito pelo Selo Fonográfico da UFRJ, e contou com grandes nomes, como o barítono Inácio de Nonno no papel-título, ao lado de Fernando Portinari, Carol McDavit e Maurício Luz, além do coro e Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de Ernani Aguiar.

A gravação recebeu, no mesmo ano, o prêmio de “Melhor CD” pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e, no ano seguinte o prêmio SHARP, na categoria de “Melhor CD Erudito”.
imagem: Capa do CD da ópera Colombo, de Carlos Gomes

Criado em 10/07/2021 - 18:43

Mais do programa