Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Agrippina”, de Handel, é o destaque deste domingo

No programa, uma das gravações mais recentes, vencedora do prêmio de melhor ópera do ano da revista Gramophone

Ópera Completa

No AR em 31/10/2021 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (31) apresenta Agrippina, ópera em três atos de Georg Friedrich Händel

Com libreto de Vincenzo Grimanie, a ópera em três atos conta a história da anti-heroína de mesmo nome, mãe de Nero, que arquiteta um plano para derrubar o imperador Romano Cláudio, com o intuito de nomear o próprio filho para o cargo. A estreia de Agrippina ocorreu em Veneza, em 26 de dezembro de 1709, no Teatro San Giovanni Grisostomo. A ópera fez muito sucesso com o público e a crítica, que apontavam a riqueza da qualidade musical do novo trabalho de Handel, o que garantiu mais 27 récitas consecutivas após a primeira apresentação. 

Apesar da excelente recepção que Agrippina recebeu na época, ela caiu no esquecimento por um bom tempo, sendo revivida no século XX na Alemanha e com estreias na América e Grã-Bretanha. Atualmente, ela é reconhecida como uma das primeiras grandes obras-primas operísticas de Handel, recebendo novas montagens com encenações inovadoras. 

E no programa, confira a gravação mais recente desta ópera, lançada em janeiro de 2020. A gravação foi escolhida como a melhor do ano, na categoria "ópera", pelos críticos da renomada revista inglesa Gramophone, além de destaque em diversas outras premiações, como a Presto Classical, o BBC Music Magazine e o Grammy Awards. A gravação conta com a grande mezzo soprano americana Joyce DiDonato no papel-título, além do conjunto Il Pomo d'Oro e a regência de Maxim Emelyanychev. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo às 15h, na MEC FM.

Tags:  Handel

Criado em 28/10/2021 - 13:16

Mais do programa