O programa Ópera Completa deste domingo apresenta Os contos de Hoffmann, de Jacques Offenbach.
Constituída de um prólogo, três atos e epílogo, a ópera Os contos de Hoffmann tem libreto de Jules Barbier e Michel Carré e é inspirada na obra do escritor alemão Ernest Hoffmann. Na história, Hoffmann (poeta e personagem que dá título à obra), conta suas aventuras com seus três amores: Olímpia, Julieta e Antonia, sendo cada um dos 3 atos dedicado a cada uma das musas (embora todas, de certa forma, sejam sintetizadas em Stella, seu grande amor presente no prólogo da ópera).
Os contos de Hoffmann teve sua estreia na opera-comique de Paris em 1881, e, já em sua primeira récita, obteve grande sucesso, assim como inúmeras outras óperas de Offenbach.
Entre as passagens mais marcantes de Os contos de Hoffmann, de Offenbach, podemos destacar a famosa Barcarolla, no terceiro ato, que já foi utilizada em diversos filmes como Titanic e A vida é bela. No programa, confira uma das gravações mais importantes desta ópera, com Joan Sutherland interpretando as musas, Plácido Domingo como Hoffmann, e o maestro Richard Bonynge.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

.