O programa Ópera Completa deste domingo (30) traz uma recém-lançada gravação de "Elektra", de Richard Strauss, com Barbara Krieger no papel-título e a regência de Julien Salemkour.
Composta em um único ato, “Elektra” foi a primeira colaboração entre Strauss e o libretista Hugo von Hofmannsthal. Baseada na mitologia grega e na tragédia de mesmo nome de Sófocles, a ópera estreou em 25 de janeiro de 1909, em Dresden, e causou grande impacto por sua característica modernista de estilo expressionista e escrita extremamente complexa, além da formação orquestral fora do padrão usual e partes vocais de grande dificuldade técnica. Após esse sucesso, Strauss e Hofmannsthal trabalharam juntos em mais cinco óperas, todas fundamentais no repertório do compositor.
A gravação apresentada no programa foi lançada em março de 2025 e se destaca pela fidelidade à partitura original. Diferente de muitas interpretações, todas as passagens geralmente cortadas foram mantidas, ampliando a força dramática da obra. A soprano Barbara Krieger assume o papel principal, enquanto Astrid Weber interpreta Crisótemis e Sanja Anastasia dá vida à manipuladora Clitemnestra. A regência de Julien Salemkour equilibra o impacto orquestral e a clareza do texto, resultando em uma interpretação de grande força expressiva.
O Ópera Completa vai ao ar aos domingos, às 17h, na Rádio MEC.