Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Falstaff”, de Giuseppe Verdi, é o destaque do Ópera Completa 

Confira o lançamento mundial com Nicola Alaimo, Simone Piazzola e Ailyn Pérez, além da regência de John Eliot Gardiner.

Ópera Completa

No AR em 08/08/2022 - 12:28

 

O Ópera Completa deste domingo (14) traz uma recém-lançada gravação da ópera cômica em três atos “Falstaff”, de Giuseppe Verdi. 

Última ópera composta por Verdi, “Falstaff” possui libreto de Arrigo Boito, que se baseou na obra “As Alegres Mulheres de Windsor”, de William Shakespeare. Vale ressaltar que Verdi já era um compositor bastante consagrado no meio operístico, e não precisava mais provar sua genialidade. Desta forma, ele pôde fazer uma ópera mais divertida, contando a história do boêmio fanfarrão Falstaff, e abordando sentimentos humanos mais profundos de forma bastante leve. 

A estreia de “Falstaff” ocorreu no Teatro alla Scalla, em Milão, em 9 de fevereiro de 1893, e como esperado, foi um sucesso entre o público e a crítica da época. Na plateia, estavam grandes artistas, entre eles o poeta Giosuè Carducci, o dramaturgo Giuseppe Giacosa, e os compositores Pietro Mascagni e Giacomo Puccini. 

No programa, vamos ouvir talvez a grvação mais recente desta ópera, realizada em 23 de novembro de 2021 no Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, na Itália. O álbum teve seu lançamento mundial em julho deste ano e conta com grandes solistas, como Nicola Alaimo, Simone Piazzola e Ailyn Pérez, além da regência de John Eliot Gardiner.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Tags:  Falstaff

Criado em 14/08/2022 - 15:00 e atualizado em 11/08/2022 - 10:00

Mais do programa