O programa Ópera Completa deste domingo (20) apresenta “Il trovatore”, de Giuseppe Verdi, em mais uma edição em comemoração ao centenário de Maria Callas.
Composta por quatro atos, “Il Trovatore” tem libreto de Salvatore Cammarano baseado na peça espanhola “El Trobador”, de de Antonio García Gutiérrez. Uma das óperas mais populares e representadas em todo o mundo, “Il Trovatore” faz parte da trilogia verdiana que inclui ainda as óperas “Rigoletto” e “La Traviata”, justamente suas obras mais famosas. “Il trovatore” estreou em 19 de janeiro de 1853 no Teatro Apollo, em Roma, e alcançou um sucesso imediato, principalmente em função das belíssimas árias de natureza singela e que comunicam diretamente ao coração dos ouvintes.
O programa selecionou uma das gravações mais importantes desta ópera interpretada por Maria Callas em 1956, no famoso Teatro alla Scala, de Milão, onde a grande diva trabalhou durante anos. O elenco conta, também, com Fedora Barbieri, Giuseppe di Stefano, Rolando Panerai e regência de Herbert von Karajan.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.