Neste mês de outubro, celebramos os 210 anos de nascimento de um dos maiores nomes da ópera de todos os tempos: Giuseppe Verdi. Nascido em 10 de outubro de 1813, Verdi compôs algumas das óperas mais famosas do repertório italiano do século 19. Sua habilidade em criar melodias que transmitem toda a natureza e complexidade emocional de seus personagens, consolidaram seu status como um dos maiores compositores de todos os tempos.
Ao longo do mês, vamos destacar alguns aspectos da vida e obra do compositor italiano, e ouvir algumas das suas obras mais importantes, começando, neste domingo (08) com Rigoletto.Composta por três atos, a famosa ópera "Rigoletto" possui libreto escrito por Francesco Maria Piave e é inspirada na tragédia "O rei se diverte", de Victor Hugo. A história cativante narra a traição e a vingança que entrelaçam o destino do corcunda bobo-da-corte Rigoletto, sua adorável filha Gilda, o libertino Duque de Mântua e o temido assassino de aluguel Sparafucile. "Rigoletto" teve uma estreia magistral em 11 de março de 1851, no prestigioso Teatro La Fenice, em Veneza, e logo conquistou um sucesso extraordinário, consolidando-se como uma obra-prima do repertório operístico.
Giuseppe Verdi, famoso por seus papéis grandiosos para tenores, também escreveu partes complexas e psicologicamente ricas para barítonos, com destaque para esta ópera “Rigoletto”, talvez o maior papel já concebido para essa voz. Entre suas passagens mais memoráveis, destaca-se a famosíssima ária "La donna è mobile", na qual o Duque expressa sua opinião sobre a confiabilidade das mulheres. O programa selecionou uma gravação com o renomado barítono verdiano Dmitri Hvorostovsky trazendo vida a esse papel magistral de Rigoletto, além da soprano Nadine Sierra, o tenor Francesco Demuro e a regência do maestro Constantine Orbelian.O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.