Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a ópera "Theodora", de Handel

Programa traz uma gravação lançada em fevereiro de 2024, com Coro e Orquestra Arcangelo, sob a regência de Jonathan Cohen

Ópera Completa

No AR em 24/03/2024 - 15:00

A edição do Ópera Completa deste domingo (24) apresenta "Theodora" de G. F. Handel (1685-1759). 

Composta em 1749, “Theodora” é, na verdade, um oratório dramático em três atos, frequentemente encenado como ópera. Apesar de sua estreia, em 16 de março de 1750, no Teatro Covent Garden, não ter alcançado a popularidade esperada, "Theodora" é hoje reconhecida como uma das obras mais profundas e emocionantes de Handel, sendo a favorita do compositor. Este oratório de Handel se distingue das outras obras do gênero por não ser baseado em eventos bíblicos ou celebrar triunfos nacionais. Em vez disso, aborda temas de opressão religiosa e sacrifício pessoal, culminando num desfecho sombrio, com a morte dos protagonistas e um coro final na tonalidade menor. Este enredo, que traz a história verídica de uma cristã que desafia o decreto de Roma, faz de "Theodora" uma obra radical e complexa para a sua época, muitas vezes comparada à ópera "Diálogos das Carmelitas", de Poulenc. O libreto de “Theodora” foi escrito por Thomas Morell, inspirado na obra "O Martírio de Theodora e Didymus", de Robert Boyle. E embora seja ambientada em Roma, no século IV, a obra reflete alguns temas bastante atuais, como opressão, empoderamento feminino e a liberdade de escolha. A preferência de Handel por "Theodora", considerada por ele sua obra favorita, ressalta sua importância no repertório barroco, destacando-se como uma "ópera para pessoas pensantes", e movendo profundamente o público com suas questões ainda ressonantes.

Entre as principais passagens de “Theodora”, de Handel, podemos destacar o coro final do segundo ato, “He saw the lovely youth” que, segundo dizem, era considerado pelo próprio Handel como superior ao seu famoso “Hallelujah” d’ O Messias. No programa deste domingo, vamos ouvir uma gravação lançada em fevereiro de 2024, que foi destaque na Revista Gramophone de março. O álbum que tem recebido elogios por sua interpretação emocional e clareza técnica, conta com os solistas Louise Alder, Tim Mead e Anna Stéphany, além do conjunto Arcangelo (especializado em instrumentos de época) e a regência de Jonathan Cohen. 

O Ópera Completa vai ao ar todo domingo, as 15h na Rádio MEC.

Criado em 20/03/2024 - 11:58 - Episódio Ópera Completa (Theodora) - 24/03/2024

Mais do programa