O Plateia deste sábado (10) traz a apresentação da Camerata Bariloche, da Argentina, sob a regência do maestro e violinista Freddy Varela Montero. No repertório, obras de Schubert, Janácek, Tchaikovsky, Bartók, Sarasate e George Gershwin. Essa é a terceira atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais, e ocorreu em 26 de julho de 2022 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Fundado em 1967, a Camerata Bariloche é o primeiro conjunto de câmara argentino a conquistar reconhecimento internacional. O conjunto já realizou mais de 2 mil concertos em importantes teatros e festivais do mundo, como o Carnegie Hall (em Nova York), a Sala Tchaikovsky (em Moscou), e o Festival de Salzburgo. Entre os inúmeros prêmios e distinções, destaca-se o emblemático “Prêmio Konex de Platino” para o melhor conjunto de câmara na história da música argentina.
Ao longo de mais de cinco décadas de atividades, a Camerata Bariloche já contou com ilustres participações especiais, como Astor Piazzolla, Yehudi Menuhin, Maxim Vengerov, Jean-Pierre Rampal, Mstislav Rostropovich e Martha Argerich. Para este concerto, o grupo contou com a participação do solista Stanimir Todorov, que já foi eleito o “melhor jovem músico búlgaro do ano de 1999”.
O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.