Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Linda Bustani interpreta Johannes Brahms

Ouça o concerto da OSB com a pianista Linda Bustani, a regência de Roberto Tibiriçá, e os instrumentistas Michel Bessler, Bernardo Fantini e David Chew

Plateia

No AR em 26/11/2022 - 17:00

No programa Plateia deste sábado (26), confira o concerto de abertura da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Brasileira, e o primeiro concerto da Série Pianistas Guiomar Novaes. A apresentação ocorreu em 13 de março de 2022, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Ouça um repertório inteiramente dedicado a Johannes Brahms, com a pianista Linda Bustani, a regência de Roberto Tibiriçá, e os instrumentistas Michel Bessler, Bernardo Fantini e David Chew. 

O programa inicia com o “Quarteto para piano nº 3”, obra escrita por Brahms entre 1873 e 1874, quase uma década depois do seu segundo quarteto. “Imagine um homem que vai se matar, pois não há mais nada a fazer”, escreveu o compositor sobre esta partitura profundamente comovente. Segundo consta, Brahms pode ter se inspirado na obra “Werther”, de Goethe, em que o protagonista de fato se mata por causa de sua paixão por uma mulher casada (o que pode ter sido, também, um paralelo com a situação que Brahms vivenciou em relação ao casal Clara e Robert Schumann). A obra é interpretada por Linda Bustani (piano), Michel Bessler (violino), Bernardo Fantini (viola) e David Chew (violoncelo).

E na segunda parte do programa, ouça, na íntegra, também de Brahms, o Concerto para piano número 1, obra permeada de muito drama, como um reflexo da tumultuada vida pessoal do compositor neste período: foi durante a produção desta obra que seu grande mentor Robert Schumann foi enviado para um asilo e acabou morrendo. O Concerto foi interpretado por Linda Bustani (ao piano), acompanhada pela OSB sob a regência de Roberto Tibiriçá.

O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 25/11/2022 - 21:02

Mais do programa