Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Grupo Ordinarius homenageia Pixinguinha

Conjunto revisita algumas obras de sucesso, além de peças raras escritas ou influenciadas pelo compositor carioca

Plateia

No AR em 18/03/2023 - 17:00

O Plateia deste sábado (18) traz o concerto realizado em 4 de março de 2023, na Sala Cecília Meirelles, pelo grupo vocal Ordinarius. Em homenagem a Pixinguinha, o conjunto revisita algumas obras de sucesso, além de peças raras escritas ou influenciadas pelo compositor carioca. 

O ano de 2023 é marcado pelos 50 anos de morte de Pixinguinha, um dos grandes personagens da nossa história. Enfrentando todos os desafios da época (por ser um homem negro em um período próximo à abolição da escravatura), Pixinguinha foi um dos maiores flautistas brasileiros de todos os tempos.  Era admirado e respeitado no meio popular e no clássico, sendo inovador na concepção do choro, além de ter um estilo próprio na composição e como arranjador.

Para homenagear os 50 anos da morte do compositor, o Ordinarius lançou no início do mês o álbum que recebeu o título de Pizindim (que era a forma como o compositor era carinhosamente chamado por sua avó). Com produção musical e arranjos originais do fundador do grupo, Augusto Ordine, o álbum já está disponível nas principais plataformas digitais e traz uma seleção de obras de sucesso de Pixinguinha, além de canções menos conhecidas do grande público. Este concerto apresenta algumas obras presentes neste álbum, além de outros projetos do grupo.

Vale destacar que o Ordinarius é tido como um dos grupos vocais mais importantes do país. Os músicos têm como referência musical o grupo inglês The Swingles e o argentino Buenos Aires 8. Com mais de dez anos de carreira, o grupo é conhecido por seus refinados arranjos vocais tanto de obras clássicas quanto populares.

Criado em 18/03/2023 - 17:00

Mais do programa