Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série Mundo, da OSB, homenageia o Azerbaijão

O Plateia traz o primeiro espetáculo da “Série Mundo” de 2023, com participação do pianista Cristian Budu e a regência do maestro azerbaijano Yalchin Adigezalov

Plateia

No AR em 08/04/2023 - 17:00

O programa Plateia deste sábado (8) traz o primeiro espetáculo da “Série Mundo” de 2023, com a Orquestra Sinfônica Brasileira homenageando, mais uma vez, a riqueza musical e a tradição sinfônica do Azerbaijão. O concerto ocorreu no dia 12 de março, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e contou com a participação do pianista Cristian Budu e a regência do maestro azerbaijano Yalchin Adigezalov. No repertório, obras de Kara Karayev, Rachmaninoff e Edvard Grieg. 

O maestro Yalchin Adigezalov (que já havia se apresentado com a orquestra em 2022) veio de uma famosa dinastia musical do seu país, e possui mais de 15 CD gravados com renomadas orquestras internacionais. Ele é o primeiro músico azerbaijano a representar a cultura do país nas melhores salas de concertos do mundo. 

O programa inicia com a obra “Layla e Majnun”, do compositor Kara Karayev, um dos grandes nomes da música azerbaijana. A obra é inspirada no poema épico persa de mesmo nome escrito por Nizami, e gira em torno do amor proibido de dois adolescentes. Karayev conseguiu, nesta obra, não só ilustrar musicalmente a história, como transmitir todos os anseios e desesperos do amor entre os jovens.

Em seguida, o programa apresenta o “Concerto para Piano e Orquestra”, escrito pelo compositor norueguês Edvard Grieg quando tinha apenas 24 anos. A obra traz algumas características bastante semelhantes ao concerto para piano de Schumann, mas já demonstra toda a originalidade e força criativa do jovem e promissor Grieg, além de evidenciar o gosto do compositor pelo folclore do seu país. E o solista convidado para esta apresentação é o premiado pianista de renome internacional, Cristian Budu, que já chegou a ser citado por Nelson Freire como o seu provável sucessor. Entre as inúmeras críticas nacionais e internacionais a seu respeito, podemos destacar a da revista Gramophone, que o considerou "um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade".

Para fechar o repertório, a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Yalchin Adigezalov, interpreta a grandiosa “Sinfonia nº 2, em mi menor”, do compositor russo Sergei Rachmaninoff.

O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 11/04/2023 - 17:45

Mais do programa