Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a IX Mostra OSN de Música Brasileira da Atualidade, no Plateia

O programa traz quatro grandes estreias mundiais dos compositores Tatiana Lima Castro, Jonas Hocherman, Lourenço Vasconcellos e Alexandre Guerra

Plateia

No AR em 29/07/2023 - 17:00

No programa Plateia deste sábado (29), confira mais uma edição da Mostra OSN de Música Brasileira da Atualidade, que aconteceu em 18 de junho de 2023, no Cine Arte UFF, em Niterói. Sob a regência do maestro Javier Logioia, a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF interpretou quatro grandes estreias mundiais dos compositores Tatiana Lima Castro, Jonas Hocherman, Lourenço Vasconcellos e Alexandre Guerra. 

Uma das principais particularidades deste evento é a oportunidade de ouvirmos peças de compositores brasileiros vivos e em plena produção artística. Os autores, inclusive, participam da mostra e apresentam algumas características de suas obras. 

O programa inicia com a peça “Onírica nº. 1”, de Tatiana Lima Castro, que é compositora, multi-instrumentista e psicanalista de origem londrina. Castro começou a estudar piano aos 12 anos, e logo percebeu que sua verdadeira paixão era a composição. Após passar dois anos no Conservatório Brasileiro de Música, optou por seguir livremente sua jornada musical, influenciada por afetos, imagens, sensações e sonhos. Para ela, compor não é apenas uma profissão, mas uma parte essencial de sua vida. 

Outro compositor que marcou presença na Mostra OSN de Música Brasileira da Atualidade foi Jonas Hocherman Corrêa, que também é arranjador, trombonista e tubista. Ele apresenta a peça “Caminhos do sol e da lua”. Jonas possui bacharelado em trombone pela Unirio e está cursando mestrado em poéticas da criação musical na UFRJ. Além disso, atuou como trombonista na Amazônia Jazz Band por dois anos, e teve uma experiência de sete anos na Itiberê Orquestra Família, gravando dois discos. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, colaborou com artistas renomados como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Bibi Ferreira. Jonas também é reconhecido por compor trilhas sonoras para peças infantis, recebendo prêmios e indicações por seu trabalho. 

A próxima obra apresentada é o “Concertino Para Bateria”, do versátil baterista, vibrafonista e compositor Lourenço Vasconcellos. Bacharel em composição pela UFRJ e mestre em música pela Universidade de Louisville, Vasconcellos tocou com Egberto Gismonti e a Orquestra Corações Futuristas de 2010 a 2018. Em 2021, lançou o álbum "Declarações de amor - Vibrafone solo" com obras de sua autoria, e recentemente lançou o seu novo álbum autoral "Lolebatera: Elétrico". Além disso, ele é baterista da artista Letrux, com quem gravou três discos e realiza apresentações em todo o Brasil. Lourenço também é ativo na cena musical carioca, participando de grupos de samba, jazz, orquestras sinfônicas, entre outros.

Este concerto da Mostra Brasileira de Música da Atualidade, realizado em 18 de junho de 2023, no Cine Arte UFF, em Niterói, se encerra com a obra “As Mulheres de Pablo Picasso”, de Alexandre Guerra. O experiente compositor é formado pelo departamento de música para cinema em Boston e, com mais de 20 anos de carreira, é um dos principais compositores e orquestradores brasileiros da atualidade. Guerra já assinou mais de 80 trilhas sonoras de produções nacionais e estrangeiras, e seu catálogo inclui obras em diferentes formatos, boa parte amplamente interpretada por artistas de renome internacional. 

O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 27/07/2023 - 16:41

Mais do programa