O programa Plateia deste sábado (9) traz o concerto da Lucerne Symphony Orchestra, sob a regência do maestro Michael Sanderling, e participação do virtuoso violoncelista Steven Isserlis. Essa é mais uma atração da Série “O Globo/Dellarte Concertos Internacionais”, que ocorreu em 24 de agosto de 2023, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Com mais de 200 anos de história, a Lucerne Symphony Orchestra (orquestra sinfônica mais antiga da Suíça), foi fundada na primeira década do século XIX, período em que Beethoven estava em plena produção artística. Sob a batuta do maestro Michael Sanderling, o grupo nos brindou com uma riqueza de tradição e inovação, com obras de Robert Schumann e Ludwig van Beethoven (incluindo a famosa Quinta Sinfonia do compositor alemão).
O espetáculo também contou com a participação do talentoso violoncelista britânico Steven Isserlis. Aclamado mundialmente por sua profunda musicalidade, ele nos presenteou com sua interpretação apaixonada do “Concerto para violoncelo”, de Schumann. Esta obra-prima, tocada com maestria técnica, nos mostrou porque Isserlis é considerado uma das maiores personalidades do mundo da música clássica. Sua carreira abrange atuações como solista com importantes orquestras e músicos, incluindo a Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfónica Nacional de Washington. Além de seu interessante trabalho de composição de histórias musicais para crianças, Isserlis é conhecido por ser um prolífico escritor e locutor, contribuindo para publicações musicais e fazendo aparições regulares na Rádio BBC. Em sua vasta discografia, podemos destacar a gravação das suítes para violoncelo de Bach, que rendeu aclamação crítica e prêmios notáveis.
A Lucerne Symphony Orchestra é dirigida pelo maestro alemão Michael Sanderling. Com uma carreira destacada, Sanderling ocupou cargos principais na Kammerakademie Potsdam e na Filarmônica de Dresden, elevando esta última a um dos principais conjuntos da Alemanha. Sua discografia abrangente inclui gravações de obras de compositores como Beethoven, Shostakovich e Dvořák.
O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.