O programa Plateia deste sábado (18) traz a apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, com regência do maestro Javier Logioia, que ocorreu na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, em 3 de setembro de 2023, pela série “Orquestras”.
A Orquestra Sinfônica Nacional UFF foi fundada em 1961 com o objetivo de difundir a música brasileira de concerto. Inicialmente ligada à Rádio MEC, ela é a única orquestra profissional mantida pelo Governo Federal. Na década de 2000, passou por uma reestruturação, adotando o princípio da autogestão dos músicos e enfatizando a música brasileira. Com uma extensa discografia e acervo de partituras, a OSN UFF desempenha um papel significativo na preservação e promoção da música sinfônica brasileira. Neste concerto, em homenagem aos 130 anos de morte de Tchaikovsky, a orquestra preparou um repertório inteiramente dedicado ao compositor russo.
Piotr Ilich Tchaikovsky é reconhecido por suas influentes obras que marcaram a era romântica da música clássica russa. Sua versatilidade o destaca como um dos mais populares compositores de seu país, fundindo a riqueza da música tradicional russa com técnicas europeias. Além de ser mestre das sinfonias, Tchaikovsky contribuiu significativamente com aberturas, poemas sinfônicos, concertos, óperas, balés e diversas obras vocais e de câmara.
O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.