Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OSB apresenta uma estreia mundial de Alexandre Schubert

O concerto ocorreu na Sala Cecília Meireles, em 6 de outubro de 2023, e teve regência de Ira Levin e participação de Márcio Costa

Plateia

No AR em 23/12/2023 - 17:00

O programa deste sábado (23) apresenta o concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, realizado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, em 6 de outubro de 2023, pela “Série Orquestras”. Com a regência de Ira Levin e a participação do clarinetista Márcio Costa, a OSB interpreta obras de Franz Schubert, Edino Krieger, Aaron Copland, além de uma estreia mundial do compositor Alexandre Schubert. 

Com uma história que remonta a 1940, quando foi fundada pelo Maestro José Siqueira, a Orquestra Sinfônica Brasileira se destaca como o conjunto sinfônico mais antigo do Brasil. Reconhecida por pioneirismos em turnês nacionais e internacionais, apresentações ao ar livre e projetos inovadores de formação de público, a OSB é uma referência no cenário musical. Ao longo de mais de 80 anos de trajetória, o conjunto brilhou em mais de 5 mil concertos, cumprindo sua nobre missão de atrair novos públicos para a música sinfônica, além de promover o surgimento de novos talentos e explorar um repertório diversificado.  A Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida não apenas por sua longa trajetória, mas também por suas colaborações marcantes com renomados artistas contemporâneos, como o prolífico compositor Alexandre Schubert. Com cerca de 150 obras em seu catálogo musical, Schubert é laureado com mais de 15 prêmios de composição em concursos nacionais e internacionais. 

De Alexandre Schubert, temos o privilégio de apresentar a estreia mundial da “Sinfonietta para Cordas n.2”. Esta obra, encomendada pela própria Sala Cecília Meireles, desbrava as múltiplas possibilidades sonoras da orquestra de cordas. Segundo o próprio compositor, a obra apresenta uma escrita virtuosística, proporcionando oportunidades para os músicos da orquestra se destacarem e brilharem. 

Neste concerto, realizado na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro, a experiência musical foi enriquecida pela participação do experiente clarinetista Marcio Costa. Acompanhado de membros da Orquestra Sinfônica Brasileira, ele apresentou o 'Concerto para Clarinete, Harpa, Piano e Cordas', de Aaron Copland. Além disso, a OSB interpretou obras de Franz Schubert e Edino Krieger.

O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 21/12/2023 - 19:31

Mais do programa