O programa Plateia deste sábado (29) apresenta o primeiro concerto para a Juventude do ano, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Claudio Cruz, interpretando obras de Brahms e Dovarak.
O evento ocorreu em 12 de maio de 2024, na Sala Cecília Meireles, e contou com a participação do pianista Estefan Iatcekiw, no Concerto para piano número 2, de Brahms. Este jovem prodígio de 20 anos é reconhecido por sua técnica impressionante e profundo conhecimento musical, sendo atualmente considerado um dos melhores pianistas da sua geração. Com ouvido absoluto, Iatcekiw começou a estudar música aos cinco anos e venceu diversos concursos, incluindo o "Prelúdio" da TV Cultura e o Quarto Concurso Internacional de Piano Rachmaninov, na Alemanha. Com apenas 15 anos, foi aceito no Conservatório Tchaikovsky em Moscou, destacando-se como uma grande revelação do cenário pianístico brasileiro.
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é um dos principais conjuntos sinfônicos do país, com mais de cinco mil concertos realizados. Composta por mais de 70 músicos, a OSB destaca-se por suas inúmeras turnês, apresentações ao ar livre e projetos educativos e sociais, em especial os didáticos Concertos para Juventude, que será apresentado no programa.
O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na Rádio MEC.