Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carnavais do Brasil na Rádio Animada

Ouça e conheça diversas músicas e festas carnavalescas brasileiras

Rádio Animada

No AR em 27/02/2022 - 08:00

No programa Rádio Animada dessa semana vamos apresentar o carnaval das cinco regiões brasileiras. Tem marchinha, tem frevo, tem afoxé, tem samba e samba-enredo, tem até música instrumental.

Convidamos alguns artistas do norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste para contar como é o carnaval de sua região e selecionar algumas músicas para adultos e crianças brincarem e se divertirem. 

A cantora, compositora, radialista e cordelista Mari Bigio falou sobre o carnaval de Pernambuco, no Nordeste, e pediu o "Hino do Bloco do Neném" de Mari Bigio e o "Hino Do Galo” de José Mario Chaves com Alceu Valença.

 

O sambista paraense Arthur Espíndola selecionou dois sambas-enredos de escolas de samba tradicionais do Para, na região Norte: a agremiação Rancho Não Posso Me Amofina, a terceira escola de samba mais antiga ainda em atividade no país; e a agremiação Arco Iris.

 

 

No Sul, a cantora e compositor paranaense Juliani Ribeiro, da Banda Casa Cantante, contou que a região não tem muita tradição carnavalesca mais pega emprestado de outras regiões. Ela indicou a marchinha “Ô abre alas” de Chiquinha Gonzala e “Peguei um Ita no Norte”, um samba-enredo de 1993 composto por Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade para a Escola de Samba Salgueiro.  Essa música ficou nacionalmente conhecido como "Explode Coração" pelo seu famoso refrão.

 

O cantor, compositor e instrumentista Pablo Ravi do grupo Pé de Cerrado falou sobre grupo, o brincar, e o carnaval do centro-oeste e pediu as músicas "Aquarela do Cerrado” de Pablo Ravi e “Maracatu dos Palhaços" de Domínio Público com o grupo Pé de Cerrado.

 

 

O carnaval da região sudeste é comemorado em todos os estados. No Rio e São Paulo concentram as maiores agremiações e desfiles do país, mas tem também bailes em clubes e blocos de rua. André Amaral, regente do Coro do Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro que deu dicas e selecionou algumas marchinhas como "Aurora" de Mário Lago e Roberto Roberti e "Jardineira" de Benedito Lacerda e Humberto Porto.

 

 

Tem também opção pra quem foge do tradicional e da bagunça, quem deu a dica foi o compositor, pianista e radialista Tim Rescala, criador e produtor do Blim-Blem-Blom.  Ele selecionou "Carnaval dos Animais” de Camille Saint-Saëns e o "Carnaval das Crianças" de Heitor Villa Lobos.

 

 

Confira no player acima a matéria especial.

 

A Rádio Animada vai ao ar na Rádio MEC aos domingos, das 8h às 10h, com reprise aos sábados, no mesmo horário.

Tags:  Carnaval

Criado em 25/02/2022 - 12:20

Mais do programa