Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro infantil conta a história de menina imigrante

A escritora Fernanda Paraguassu fala sobre a obra A Menina que Abraça o Vento: A História de uma Refugiada Congolesa,

Rádio Animada

No AR em 26/06/2022 - 08:00

Na Rádio Animada dessa semana vamos comemorar o Dia do Imigrante, celebrado no dia 25 de junho. A imigração é o movimento de entrada de uma pessoa, ou um grupo de pessoas, permanentemente ou não, em um território que não seja o de origem. Ela pode ser espontânea ou forçada e acontecem por diferentes motivos como, por exemplo, questões econômicas, guerras, busca de melhores condições de vida, perseguições políticas ou religiosas.

Ouça no programa o depoimento da jornalista e pesquisadora da área de migração vinculada à Escola de Comunicação da UFRJ, Fernanda Paraguassu, que escreveu o livro infantil A Menina que Abraça o Vento: A História de uma Refugiada Congolesa. A publicação tem ilustrações de Suryara Bernardi. 

"Durante uma dessas visitas que eu fiz à sede da Caritas, a instituição que apoia os refugiados aqui no Rio de Janeiro, eu observei um grupo de meninas congolesas brincando no pátio da casa, que fica no bairro do Maracanã, aqui no Rio, e uma das cenas me chamou a atenção; que era a cena de uma garotinha, que parecia estar vendo o próprio pai", revela. "E ela se abraçava e dizia: Mãe, mãe, olha quem chegou. Aquilo me emocionou no momento e a partir daquela cena eu construí a história."

Fernanda também foi vencedora do Prêmio Compós 2021, na categoria Melhor Dissertação, com a tese Narrativas de Infâncias Refugiadas: a criança como protagonista da própria história, que será publicada em livro ainda neste ano de 2022.

Acompanhe no player acima. 

Nesta edição você confere ainda uma história da Coleção Disquinho; um episódio da série O Contador de Histórias; além de uma seleção musical para crianças de todas as idades.

A Rádio Animada vai ao ar na Rádio MEC aos domingos, das 8h às 10h, com reprise aos sábados, no mesmo horário.

A Menina que Abraça o Vento: A História de uma Refugiada Congolesa

Criado em 23/06/2022 - 19:09

Mais do programa