Nesta quarta-feira, 26, Milton Nascimento completou 80 anos. O cantor, compositor e multi-instrumentista dispensa apresentações. Sua carreira é aclamada nacional e internacionalmente.
Mas não custa contar um pouco mais sobre sua trajetória. É o que faz a Rádio Animada neste episódio.
Trecho do programa:
Você sabe o que significa a palavra naturalidade? Naturalidade, além da qualidade do que é natural, ou seja, o oposto de artificial, também se refere à terra, cidade ou origem de uma pessoa. Eu por exemplo nasci na cidade de Petrópolis e sou Petropolitana, se eu nascesse na cidade do Rio de Janeiro seria Carioca e se eu fosse do estado do Amazonas seria Amazonense. Agora uma dúvida, se eu fosse do estado de Minas Gerais? Seria eu Minas Gerais- ense? Minas Gerais-oca? ou Minas Gerais- ana?
Nada disso, eu seria Mineira. E hoje vamos falar um pouco da vida, da obra e apresentar algumas produções infantis dedicadas ao mais mineiro de todos os cariocas, o cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento, que completou agora em 2022, 80 anos. Uma carreira, ou melhor, uma travessia aclamada e gloriosa.
Milton nasceu na cidade no Rio de Janeiro, ele ficou órfão quando tinha apenas 2 aninhos e foi adotado pela professora de música Lília e pelo dono de uma estação de rádio, Josino. A família mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais e lá, o músico ganhou o apelido de Bituca.
Por influência de seus pais, a música sempre esteve presente em sua vida. Aos 4 anos ganhou sua primeira sanfona e aos 13 já cantava em um grupo musical de baile. Na juventude, Milton mudou-se para Belo Horizonte para cursar Economia e na pensão onde foi morar conheceu os irmãos Marilton, Lô e Márcio Borges. Eles e outros amigos se encontravam para conversar e cantar na esquina da rua Divinópolis com a rua Paraisópolis, desses encontros surgiu o Clube da Esquina."
Ouça o episódio completo no player acima.