Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Batuta comemora os 70 anos de Guinga na série Especiais

Com depoimentos de amigos e colaboradores, o programa mapeia o talento e personalidade do músico

Rádio Batuta

No AR em 04/07/2020 - 20:00

Uma edição inteiramente dedicada a Guinga vai ao ar no Rádio Batuta deste sábado (4). O artista, nome fundamental da música contemporânea brasileira, completou 70 anos de idade no último dia 10 de junho e recebe uma homenagem rica em relatos biográficos e participações especiais. 

Guinga, nome artístico de Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Madureira, em 1950. Em atividade desde os anos 1960, começou a compor aos 16, mas é somente a partir da década de 1990 que ganha reconhecimento como um dos maiores compositores brasileiros. Para o sábado, a série Especiais resgata fragmentos da entrevista com o músico, gravada anteriormente no estúdio do Rádio Batuta, e traz versão ao vivo da canção “Meu pai”.  

Participam do programa as cantoras Mônica Salmaso e Leila Pinheiro, que trazem detalhes de suas experiências de trabalho com Guinga. Em comentários técnicos, os violonistas Ana Paes e Paulo Aragão explicam as inspirações do artista, o diferencial dos seus arranjos e os motivos da grande expressão de seu violão. 

Além dos depoimentos, a edição segue um repertório que dialoga com as principais expressões de sua carreira, como “Melodia Branca” e “Bolero de Satã”, composição em parceria com Paulo César Pinheiro, que, junto a Aldir Blanc, forma a dupla de seus maiores colaboradores. 

Confira o repertório completo:


•    "Senhorinha" (Guinga e Paulo César Pinheiro) – Mônica Salmaso
•    "Melodia Branca" (Guinga) – Guinga
•    "Igreja da Penha" (Guinga) – Guinga
•    "Meu pai" (Guinga) – Guinga no estúdio da Rádio Batuta
•    "Valsa para Leila" (Guinga e Aldir Blanc) – Leila Pinheiro
•    "Bolero de Satã" (Guinga e Paulo César Pinheiro) – Mônica Salmaso

 

Ouça a Rádio MEC:

Rádio Batuta traz a série Especiais, com apresentação de Luiz Fernando Vianna e edição de Filipe Di Castro. Confira na noite de sábado, às 20h, nas Rádios MEC e MEC FM.

 

Tags:  guinga

Criado em 03/07/2020 - 15:36

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa