Rádio Batuta traz para este sábado o documentário “Radamés Gnattali: Artesão e Operário da Música”, que chega ao seu quinto episódio, "Hollywood, terno e sapatos" (1939 a 1944). Pedro Paulo Malta discute a história do compositor, dentre elas, a escolha por permanecer na Rádio Nacional após recusa de um convite da Disney para trabalhar nos Estados Unidos.
Apesar do "não" aos EUA e da seguir a ideologia de seus pais de que era preciso ter emprego para comprar um bom sapato e um bom paletó, foi, junto com sua família, para uma missão especial na Argentina, onde permaneceu por oito meses. O programa ainda relembra o início do programa “Um milhão de melodias”, que durou 13 anos; e das séries importantes que criou no campo Clássico, como as Brasilianas.
Repertório:
Aquarela do Brasil (Ary Barroso) – Francisco Alves – trecho
Quarteto nº 1, 1º movimento: Movido (Radamés Gnattali) – Quarteto Bessler Reis
Remexendo (Radamés Gnattali) – Quarteto de saxofones: Zacarias, Quincas, Coruja e Sandoval
Brasiliana nº 1 (Radamés Gnattali) – Orquestra Sinfônica Nacional, regida por Alceo Bocchino.
Fumaça do meu cachimbo (Radamés Gnattali) – Totó e sua orquestra, com Radamés ao piano
Canhoto (Radamés Gnattali) – Hercules Gomes
Dez valsas (Radamés Gnattali) – Luís Rabello
Radamés Gnattali: Artesão e Operário da Música é uma produção da Rádio Batuta com apresentação de Pedro Paulo Malta; roteiro de Helena Aragão, Paulo Aragão e Pedro Paulo Malta; Direção Musical de Paulo Aragão; edição e finalização de Filipe Di Castro e gravação de Alexandre Hang e Gabriel Pinheiro. Apoio Casa do Choro e agradecimentos Roberto Gnattali, Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, família de Luiz Carlos Saroldi.