Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Batuta aborda a vida do maestro Radamés Gnattali

Episódio conta trajetória do compositor entre os anos de 1939 e 1944

Rádio Batuta

No AR em 14/05/2022 - 20:00

Rádio Batuta traz para este sábado o documentário “Radamés Gnattali: Artesão e Operário da Música”, que chega ao seu quinto episódio, "Hollywood, terno e sapatos" (1939 a 1944). Pedro Paulo Malta discute a história do compositor, dentre elas, a escolha por permanecer na Rádio Nacional após recusa de um convite da Disney para trabalhar nos Estados Unidos.

Apesar do "não" aos EUA e da seguir a ideologia de seus pais de que era preciso ter emprego para comprar um bom sapato e um bom paletó, foi, junto com sua família, para uma missão especial na Argentina, onde permaneceu por oito meses. O programa ainda relembra o início do programa “Um milhão de melodias”, que durou 13 anos; e das séries importantes que criou no campo Clássico, como as Brasilianas.

Repertório:

Aquarela do Brasil (Ary Barroso) – Francisco Alves – trecho

Quarteto nº 1, 1º movimento: Movido (Radamés Gnattali) – Quarteto Bessler Reis

Remexendo (Radamés Gnattali) – Quarteto de saxofones: Zacarias, Quincas, Coruja e Sandoval

Brasiliana nº 1 (Radamés Gnattali) – Orquestra Sinfônica Nacional, regida por Alceo Bocchino.

Fumaça do meu cachimbo (Radamés Gnattali) – Totó e sua orquestra, com Radamés ao piano

Canhoto (Radamés Gnattali) – Hercules Gomes

Dez valsas (Radamés Gnattali) – Luís Rabello

Radamés Gnattali: Artesão e Operário da Música é uma produção da Rádio Batuta com apresentação de Pedro Paulo Malta; roteiro de Helena Aragão, Paulo Aragão e Pedro Paulo Malta; Direção Musical de Paulo Aragão; edição e finalização de Filipe Di Castro e gravação de Alexandre Hang e Gabriel Pinheiro. Apoio Casa do Choro e agradecimentos Roberto Gnattali, Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, família de Luiz Carlos Saroldi.

Criado em 11/05/2022 - 13:15

Mais do programa